Encontramos este texto no blog Ponto Pessoal. Tão interessante e tão alinhado com as ideias do Oporto Coworking, que queremos compartilhar com vocês. Aproveitem!
Outro dia lendo sobre compartilhamento em um texto na web fiquei a pensar sobre esse assunto tão atual e com grande importância. O que me chamou a atenção foi o fato de que a cada dez pessoas que estão na internet, 75% estão presentes em alguma rede social, a parte mais acessada de um site de notícias é a sessão de comentários e que os internautas levam em consideração a opinião das pessoas.
Então o compartilhar é o que mais se destaca no meio virtual, assim como no meio físico, porque conversar com alguém é agregar conhecimentos e experiências, principalmente quando um simples comentário ou ideia pode chegar instantaneamente a milhares de pessoas.Quando eu mesmo compartilhei essas informações com um amigo, seu comentário foi que tinha visto uma entrevista com o Chico Buarque, onde ele ria e se divertia com as opiniões que os internautas colocavam na web.
Nosso dicionário diz que compartilhar significa participar de, partilhar com alguém.As pessoas buscam se relacionar compartilhando informações, opiniões, conhecimentos, situações. Hoje a forma mais fácil disso acontecer e a que mais acontece é virtualmente. Porém, o meio virtual é uma extensão do meio físico, por isso conversar e compartilhar são tão importantes para o ser humano, pois amplia seu relacionamento e conhecimento.E o relacionamento é fundamental para se obter respostas do que se é compartilhado. Um não existe sem o outro.
Hoje quando se fala em gerações vêem-se diversas formas de se compartilhar assuntos. Um grupo de universitários, pessoas da mesma família, pais e filhos, um grupo no trabalho, podem trocar somente o lugar físico, mas com certeza usam do relacionamento e das mesmas ferramentas para o compartilhamento. Até o mais tímido compartilha conteúdos na web. A Internet é a ferramenta atual mais fácil, rápida e dinâmica, pois mesmo sem conhecer pessoalmente alguém ou estar no mesmo ambiente, você consegue compartilhar o que for de interesse de ambos.
O conhecimento se beneficiou dessa situação, assim como o desenvolvimento da carreira e imagem. Mas você deve estar ciente dessa relação para utilizar seus contatos e se aprofundar nos assuntos.Para muitos, o computador é a forma de contato mais usada, o que faz com que as pessoas esqueçam um pouco do contato físico, da troca de experiências, do olhar, da receptividade das pessoas quando se compartilha algo, do relacionamento. Mas nada que o conceito de Coworking não possa mudar.
Com ele, as diversas gerações podem reunir e trocar vários conhecimentos, experiências, resultados, conversando uns com os outros, frente a frente, ou pela web, já que esse conceito ainda se faz presente em poucas cidades. As pessoas devem e podem compartilhar informações pela internet, que é a ferramenta cada vez mais ao alcance de todos, e complementar o que é compartilhado com o contato físico, relacionando-se e buscando o aprofundamento, talvez esquecido em meio a tantos assuntos compartilhados todos os dias.
Através do Coworking você tem a possibilidade de também conhecer pessoas com o mesmo interesse, ou até, descobrir outros interesses que agregam valor ao seu.E um atrativo a mais para esse relacionar-se para compartilhar, é conhecer outros coworkers ao redor do mundo, pois os escritórios de Coworking se relacionam, buscando sinergia e praticidade uns com os outros para o melhor desempenho de seus contatos. Você pode compartilhar seus conhecimentos e conteúdos on-line e a cada dia buscar novos, pois esse grupo funciona como uma rede social para o universo profissional e deve ser explorado.
Você tem a chance de mostrar o seu trabalho e começar da forma certa, atingindo o público interessado e que tem condições de contribuir com seus projetos.Se olharmos para o mundo atual, com dezenas de informações sendo geradas a cada minuto, o Coworking nos suporta a direcionar nossos conteúdos e a compartilhá-los aos grupos que se interessam e que com certeza contribuem para nosso desenvolvimento, como pessoas e como empresas.
A realidade das gerações mostra que da criação ao compartilhamento de informações on-line, 79% da geração Z – jovens entre 12 a 19 anos, são agentes de mudança que criam e compartilham informações como vídeos, textos e músicas, contra 71% da geração Y – indivíduos entre 20 a 31 anos, e 48% da geração X, pessoas entre 32 e 51 anos.Esses números mostram que as gerações, devido ao volume de conteúdos compartilhados, lêem muito e acompanham as notícias, mas pouco se aprofundam.
O grau de conhecimento é menor, o que pode agravar como tendência comportamental, mas que pode ser mudado se o Coworking esparramar seu conceito, ampliando os relacionamentos e proporcionando que as gerações se aprofundem no que compartilham. Veja aqui o post completo.
Texto de Adriano Tadeu Barbosa, Bacharel em Administração de empresas pela FAI - MG (2006), MBA em Comunicação e Marketing pela Unicuritiba (2009) e Líder Coach (2010). Há mais de cinco anos estuda e aplica os conceitos do Marketing Pessoal na Gestão da Carreira e Imagem, ministrando cursos, palestras e publicando artigos a respeito do assunto. Contato adriano@pontopessoal.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário